segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A Hitória do Rotary Clube Cubatão JARDIM CASQUEIRO

Companheiros e comunidade, abaixo postamos a narração do companheiro Abílio da História do nosso Clube de Rotary.
Agradeçemos ao companheiro Abílio pelo maravilhoso registro.


"A HISTÓRIA DO ROTARY CLUBE CUBATÃO JARDIM CASQUEIRO


Tudo começou em uma reunião da turma do bacalhau. A turma do bacalhau era um grupo de amigos que se reuniam na data de aniversário de cada um e o aniversariante do dia pagava o bacalhau para os demais. Porem neste dia o anfitrião o Dr. Jose Antonio dos Santos Junior nos ofereceu um churrasco em sua clinica no Jardim Casqueiro.
Os participantes eram Abílio (construtor) ex-companheiro do Cubatão, atual companheiro do Jardim Casqueiro, Junior (ortodontista) ex-companheiro do Cubatão, ex-líder de IGE, atual companheiro do Jardim Casqueiro, Ramon (enfermeiro) ex-companheiro do Cubatão, ex-companheiro do Jardim Casqueiro, Silvio (cardiologista) companheiro do Santos Porto, Miguel (transporte de mudanças.), Marcelo (dentista), José pai do Junior (exportador de café), Caio (dentista) e Jose Carlos (telefonia).
Durante o churrasco, muita cerveja, muita uca, começa o papo sobre Rotary, Maçonaria, Lions e etc. Até que alguém deu a idéia para que formasse-mos um rotary no Casqueiro, éramos em nove e se cada um convidasse mais um, seriamos dezoito, assim poderíamos começar um clube, papo vai papo vem, cerveja continua até que a festa acabou e todos fomos embora.
Para minha surpresa, dois dias mais tarde, recebo um telefonema do Governador do Distrito 4420, Henrique Camilo de Lellis (2000/2001), dando parabéns pela idéia de montar um clube no Jardim Casqueiro, pois na ocasião eu era governador assistente. A principio tomei um susto, perguntei-lhe então como ficou sabendo da conversa que havíamos tido em um churrasco informal e sem maiores pretensões, ele me respondeu que o companheiro Silvio havia falado que iríamos montar um clube, no mesmo instante falei que não, que era uma brincadeira, mais o Lellis disse que não aceitaria um não e se propôs a me ajudar para o que precisa-se, e que não mediria esforços para que esta idéia se concretizasse, isto foi em agosto de 2000.
Fiquei alguns dias preocupado, mas acabei esquecendo o assunto, até que um dia chegando para a reunião de meu clube (Rotary Clube de Cubatão) - onde aprendi muitas coisas e me sinto honrado por ter um dia participado como sócio e presidente - vieram me indagar se eu estava montando um clube no Casqueiro, logo disseram que não iria dar certo porque já havia um clube na cidade, e que este clube possuía uma sede maravilhosa, portanto eu não conseguiria sócios para fazer parte deste novo clube.
Como disse anteriormente, já tinha esquecido esta historia de formar um novo clube. Porem, voltando da reunião fiquei pensando no ocorrido e na forma grosseira como fui indagado. Uma cidade como Cubatão que contempla tanta indústria, tanto comércio e tantos profissionais liberais, têm a capacidade de comportar outro clube de rotary, e porque não no Casqueiro. Decidi então aceitar o desafio.
Comecei a fazer uma lista dos prováveis profissionais e amigos, com nome, telefone e endereço, que tinham potencial de ser um rotariano e me surpreendi, não demorou um mês e a lista estava com mais de cento e vinte nomes. Em uma reunião do Conselho Diretor perguntei ao presidente do Cubatão, na época o companheiro José Henrique Júnior e perguntei a ele, se eu conseguisse 25 potenciais companheiros - numero este orientado por rotary internacional para formar um clube - o Rotary Clube de Cubatão apadrinharia o novo clube? A resposta foi favorável.
Fui conversar com o então presidente do Esporte Clube Jardim Casqueiro, o Sr. José Rodrigues que de pronto atendeu meu pedido, pois precisava de um local para recepcionar os futuros companheiros. Voltei a Conversar com o presidente do Cubatão onde marcamos a data da primeira reunião de apresentação em meados de setembro de 2000.
Somente a partir deste instante comuniquei ao governador Lellis que estava de fato nascendo um novo clube no distrito e que iria acontecer à primeira reunião de apresentação do ROTARY CLUBE CUBATÃO JARDIM CASQUEIRO.
Comecei a ligar para todos da lista, convidando a todos para um churrasco no Esporte Clube Jardim Casqueiro.
O presidente do Cubatão transferiu a reunião do clube para o dia da apresentação, e lá montamos uma reunião normal de rotary com mesa da presidência, sino, pavilhão nacional etc... Os visitantes iam chegando e ficavam meio que sem graça, meio desconfiados, mas sempre encontrava um conhecido e assim iam se descontraindo. Não compareceram todos da lista mais muitos trouxeram outras pessoas. A reunião começou, fizemos o protocolo e as apresentações de praxe, explicamos qual era o objetivo da reunião, em seguida passamos para o nosso jantar. Foi ai que percebi que o clube vingaria, peço desculpas ao citar dois nomes, mas estas pessoas foram fundamentais para o progresso do clube naquele instante, o casal Tita e Cida que reuniram o grupo, marcando então a segunda reunião do futuro clube no restaurante Kallabaris. Existe uma ata desta primeira reunião.
Fizemos varias reuniões de informação rotária até promovermos nossa primeira festiva em fevereiro de 2001, que foi um churrasco, na barraca de praia do Saveiro Clube e Rotary Cubatão.
Arrecadamos o valor necessário para adquirir a per capta para inscrição de cada companheiro, o nome do clube, o nome dos futuros sócios, as classificações, o local, dia e horário das reuniões, o Conselho diretor formado, todos os formulários preenchidos e o aval do governador, então mandamos para o Rotary Internacional para a oficialização do novo clube.
Em onze de abril de 2001, recebemos o certificado de admissão de Rotary Internacional, concordando com a instalação do novo clube, nesta data Realizamos a festiva de posse do primeiro conselho diretor no restaurante Kallabaris, apadrinhados pelo Rotary Clube de Cubatão, onde cada companheiro do clube padrinho colocou o distintivo nos novos companheiros.
Esta é a lista dos vinte e seis fundadores do Rotary Clube Cubatão Jardim Casqueiro.

Aparecida Rua de Sá Oliveira
Airton Celso de Camargo
Antonio Domingos Ramos
Alberto Francisco da Conceição
Carlos Roberto de Menezes
Carlos Oberto Pereira da Silva
Denise do Amaral
Derli José da Silva Garcia
Denilton A. dos Santos
Edna dos Santos
Gilberto Freitas da Silva
Gleair M. Jacques Sanches
José Ramon Lopez Vasquez
Jaime Teodoro de F. Filho.
José Carlos de Lellis
José dos Santos Lopes
José Ferreira Campos Filho
Luciano Viana da Silva
Luciano Cezar Cardoso
Maria Helena de Sá Barbosa
Marcos André De França
Roberto Alvarez Câmara
Sérgio F. Freire•
Valdir de C. Lemos••
Wilma Aparecida Guimarães
Wilson Roberto Passos

Já demos posse a cinco sócios honorários, Abílio Lourenço Neto, atual companheiro, Wagner Moura empresário na cidade, Luciano Cezar Cardoso, atual companheiro. Hoje temos o companheiro EGD. Henrique Camilo de Lellis e o Companheiro Lauro Gotardi.

Atualmente contamos com vinte companheiros em nosso quadro social:

Abílio Lourenço Neto
Ademir Ribeiro
Alexandre Franco Arantes
Alexandre Santos Cova
Almir Pereira
Carlos Augusto Peralta
Célio da Silva Lacerda
Celso Fernandes de Andrade
Gilberto Freitas da Silva
Gilmar Francisco da Silva
José Esvanildo de Oliveira (Tita)
José Francisco dos Santos
Julio César Leandro de Santana
Luciano Cézar Cardoso
Luis Carlos Richardelli
Luiz Carlos dos Santos
Márcio Fernandes Neves
Mauricio Loureiro dos Santos
Norberto Pinho Braz
Paulo Cesar dos Santos


Não podemos em nenhum momento esquecer de todas as esposas e companheiras que estiveram e as que estão ainda hoje nos ajudando, peço a liberdade dos meus companheiros para dar a elas um grande beijo e obrigado.
O nosso primeiro presidente foi o companheiro Tita, pouco tempo em 2000/2001 o segundo continuou o Tita em 2001/2002, o terceiro foi o companheiro Luciano Viana, em 2002/2003 o quarto foi o companheiro Luciano Cardoso, em 2003/2004 o quinto foi o companheiro Gilberto Freitas, em 2004/2005 o sexto foi o companheiro Ademir Ribeiro, em 2005/2006 o sétimo foi a companheira Luzimar, em 2006/2007 o oitavo foi o companheiro Marcos França em 2007/2008 o nono foi o companheiro Célio da Silva Lacerda, 2008/2009, o décimo foi o companheiro Alexandre Santos Cova em 2009/2010, o Décimo Primeiro, presidente eleito será o companheiro Márcio Fernandes Neves para o ano rotário 2010/2011 e o Décimo Segundo, presidente indicado será o companheiro Luiz Carlos dos Santos.
Tenho a grande alegria de constatar que depois de quase dez anos de existência, todas as informações rotárias, programas e projetos, passados durante o período de formação do clube, transformaram-se em realidade. O clube já participou de programas de IGE, Intercâmbio de Jovens, Projeto de Subsídios Equivalentes doador de Títulos Paul Harris, participou de todas as Assembléias e Conferencias Distrital, inúmeras visitas e fóruns, colaborou com o distrito fornecendo dois governadores assistentes, Abílio e Tita e fornecerá o terceiro no próximo ano rotário 2010/2011, Célio Lacerda, além de membros em outras comissões distritais.
Já ajudou algumas entidades da cidade e mantem como projeto perene a Brinquedoteca instalada no Hospital de Cubatão na UTI Infantil.
Companheiros, eu sei que o texto é extenso mais história é história, muitos clubes não sabem como foram fundados e nem sua história, pudemos notar a dificuldade de muitos clubes em relatar seus feitos na ocasião do centenário do Rotary.
Não poderia acabar este relato sem dizer que o Rotary Internacional, a comunidade da cidade de Cubatão, em especial o bairro do Jardim Casqueiro, agradecem aqueles que se empenharam e acreditaram nesta empreitada. Foram poucos, mas sem medo de errar, cito os nomes daqueles que dedicaram-se física e financeiramente para que este clube se concretizasse. Gov. 2000/2001 Henrique Camilo de Lellis, do Rotary Clube de Santos, companheiro José Antônio dos Santos Júnior, ex-companheiro do Rotary Clube Cubatão Jardim Casqueiro, companheiro, José Ramon L. Vasquez ex-companheiro do Rotary Clube Jardim Casqueiro, companheiro, Sergio Balula do Rotary Clube de Cubatão, companheiro Antônio de Almeida do Rotary Clube de Cubatão e companheiro, José Esvanildo de Oliveira do Rotary Clube Cubatão Jardim Casqueiro. Tenho a convicção, que o nosso quadro social atual, é formado por pessoas com o mesmo espírito dos nomes citados acima, por isso é certo que teremos vida longa, quem sabe a semente plantada germinará para sempre.
Por favor guardem este e outros documentos e não os deixem em cima da mesa, pois esta é a historia de seu clube, e quem sabe daqui a dez anos algum companheiro estará atualizando este, ou então utilizando a idéia para formar novos clubes.

Desculpe qualquer falha e obrigada

Abílio Lourenço Neto."

Nenhum comentário: