terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Homenagem a Zilda Arms


“Em seu último discurso, no Haiti, a médica Zilda Arns Neumann pediu que os agentes sociais locais se unissem na luta pela proteção à infância e na cobrança de políticas públicas para saúde e educação. Fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, Zilda morreu no terremoto que arrasou o país caribenho na última terça-feria (12), após proferir uma palestra para cerca de 150 pessoas em uma igreja de Porto Príncipe.

A médica participava de uma conferência de religiosos, e foi ao Haiti para motivar os agentes e voluntários da entidade no país caribenho. Em nota, o senador Flávio Arns (PSDB-PR), sobrinho de Zilda, informou nesta quinta-feira que a médica foi atingida na cabeça e morreu na hora. Ela não ficou soterrada – o restante do corpo não apresenta qualquer tipo de ferimento.”

Fonte: Yahoo! Brasil

Dra. Zilda Arns Neumann
Médica pediatra e especialista em Saúde Pública
Fundadora e Coordenadora da Pastoral da Criança Internacional
Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa”

Biografia:

Médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Nasceu no dia 25 de agosto de 1934, em Forquilhinha, Estado de Santa Catarina, Sul do Brasil. Filha de Gabriel Arns e Helena Steiner Arns. Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, cardeal arcebispo emérito de São Paulo. Viúva (1978), era mãe de cinco filhos: Rubens (Médico Veterinário), Nelson (Médico), Heloísa (Psicóloga), Rogério (Administrador de Empresas) e Silvia (Administradora de Empresas). Para chegar até a indicação ao Prêmio Nobel, Zilda Arns percorreu um longo e dedicado caminho. Sua formação começou em Forquilhinha, SC e em 1959 termina o curso de Medicina, em Curitiba. Partiu então, para suas especializações, que envolvem desde a Educação Física, a cursos de Pediatria Social, encaminhado-se então a outros cursos de aperfeiçoamento. Começa sua vida profissional como Médica Pediatra do Hospital de Crianças Cezar Pernetta -Curitiba/PR – 1955 a 1964 e em 1983 é a Fundadora e Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, até a data do óbito. Suas participações em eventos internacionais foram diversas, da Angola a Indonésia, Estados Unidos e Europa, Zilda Arns representava a Pastoral em palestras, acompanhava Comitivas Brasileiras a outros países e levava a Pastoral da Criança para o mundo. Participou ainda de outros tantos eventos Latino Americanos, principalmente apresentando e divulgando o trabalho da Pastoral da Criança. Sua participação em eventos nacionais é praticamente incontável, desde 1994 são aproximadamente 27 eventos ligados à Pastoral da Criança e ainda inúmeros outros pela Pediatria. Tanta dedicação tem seu reconhecimento. Desde 1978, são diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária. E da mesma forma, a Pastoral da Criança já recebeu diversos prêmios pelo trabalho que vem sendo feito desde a sua fundação. Morreu no Haití, em missão da Pastoral, no último dia 12.

2 comentários:

/Rotary Club de Mafra disse...

Caro Companheiro Presidente:
Ao aceder ao vosso Blog o Rotary Club de Mafra do d/1960 vem manifestar a sua solidariedade na dor de perda de Zilda Arms.
Rotary Club de Mafra
www.rotaryemmafra.blogspot.com

/Rotary Club de Mafra disse...

Caro Companheiro Presidente:
Ficamos satisfeitos por terem um blog do nosso Club neste vosso espaço.
No entanto pedimos a recticação do endereço actual do nosso BLOG que é:
www.rotaryemmafra.blogspot.com
Saudações Rotarianas
ROTARY CLUB DE MAFRA d/1960