segunda-feira, 26 de julho de 2010

Discurso do Presidente Inovador

Boa noite a todos!
Gostaria de Convidar minha amada esposa Selma e minha querida filha Maria Fernanda para que estejam ao meu lado neste feliz momento.
Prezado Companheiro Governador do Distrito 4.420 para o ano rotário 2010/2011, Marcos Anselmo Ferreira Franco, Excelentíssima Senhora Prefeita Municipal de Cubatão e Companheira Marcia Rosa de Mendonça Silva, na pessoa de quem cumprimento todas as demais autoridades anunciadas pelo Diretor de protocolo. Meus amigos; Minha família; Meus Companheiros Rotarianos.
Houve um tempo em que diversas foram as dificuldades por mim enfrentadas.
Os problemas de saúde me colocaram em situação de extrema fragilidade, onde muitas vezes eu tinha a necessidade de falar, de desabafar, mas com outras pessoas que não as que naturamente enfrentavam todo o problema ao meu lado.
Em todo esse processo de tratamento e recuperação, a minha família foi de suma e vital importância e sem ela eu não estaria aqui hoje, contudo eu necessitava tentar retomar a vida.
E foi exatamente assim, antes mesmo de me tornar um membro efetivo deste clube, quando apenas frequentava suas reuniões como visitante, que comecei a perceber a grandeza que o Rotary tem, principalmente quando me deparei conversando com um companheiro que iria palestrar em nossa reunião e ele de forma tão simples, me tratou como um velho amigo. Depois, vim a saber que aquela pessoa tão simpática, era na verdade um médico renomado, amigo que na época eu tanto desejava ter, aliás, todo doente deseja ter um amigo médico.
Reaprendendo a falar, fui nomeado diretor de protocolo deste clube e como podemos perceber, os desafios não pararam por aí.
Hoje sinto-me orgulhoso em assumir a pesidência, ato este que posso denominar de missão, ou quase que um sacerdócio, reservadas as suas devidas proporções.
Tenho uma grande responsabilidade nas mãos, a de dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos por esse clube.
E como vimos, não são poucos. O clube sob a direção do meu amigo Alexandre, tornou-se 100% de companheiros Paul Harris, tendo 15 companheiros recebido essa comenda num único ano Rotário, ou seja, arrecadamos muito para os projetos executados por Rotary Internacional em todo mundo, e isso por sí só já bastaria, mas não parou por aí.
São muitos os projetos que temos a responsabilidade de dar continuidade, dentre eles podemos destacar a Brinquedoteca do Hospital Luiz de Camargo da Fonseca, além das campanhas realizadas junto aos bancos de sangue e de mêdula ôssea, daquele mesmo hospital.
Temos uma parceria, firmada nesta última gestão, com a Prefeitura Municipal de Cubatão, através de sua Secretaria de Assitência Social, para desenvolvimento de projetos junto à Casa Menino Felipe, que é uma instituição destinada a acolher crianças retiradas pela justiça de suas famílias originais.
Iniciamos neste último ano ainda o “Projeto Rumo”, um pograma de Rotary International que é voltado à orientação vocacional de jovens estudantes.
Diversas outras ações são executadas pontualmente, como por exemplo as campanhas de arrecadação de agasalhos, emparceiradas com o Grupo de Escoteiro do Mar Albatroz. Campanhas solidárias para atendimento de vítimas de catástrofes. Ações que visam melhorar o meio ambiente, como plantios de árvores que já pode ser considerada uma tradição em nosso clube.
Não bastassem, existem tantas outras que deixo de mencionar a fim de abreviar esse discurso e poupar vocês.
Por esses fatos percebemos o tamanho da responsabilidade de hoje assumo.
Eu sei que muito poderemos fazer, mas se conseguirmos manter o que já vem sendo feito, daremos um enorme salto e ao final seremos vitoriosos.
As metas que por ventura alcançar-mos ou as ações que conseguir-mos implementar não beneficiarão senão a nós mesmos, pois a cada ato praticado ficamos mais próximos uns dos outros e mais próximos à Deus.
A população, de um modo geral, pode esperar de nós todo o empenho necessário ao bom andamento desta gestão que se marca por ser inovadora.
E em falando em inovação, uma nova ferramenta de comunicação, implementada ainda no final da gestão do Alexandre, é o nosso programa na TV Polo, onde a sociedade poderá conhecer e acompanhar mais o que é o Rotary e o que fazemos não só em Cubatão, como no mundo todo.
Mas confesso que toda essa responsabilidade fica muito facilitada, na medida em que estejamos falando do Rotary Club de Cubatão Jardim Casqueiro. O Casqueiro, como carinhosamente o chamamos, é um clube dotado de uma característica própria que é a amizade e união entre os companheiros que extrapolam as reuniões e as obrigações rotárias.
Diante disso, meus amigos, minha missão fica muito simplificada, pois tenho com quem dividí-la. Meu irmãos de clube certamente estarão ao meu lado nesta caminhada.
Por último, mas não menos importante, gostaria de dividir com vocês a alegria e a honra que teremos neste ano rotário, uma vez que nosso Clube completará sua primeira década de existência.
Antes de terminar essas singelas palavras, gostaria de convidar a todos os companheiros do Rotary Club de Cubatão Jardim Casqueiro, para que ficassem de pé e acompanhassem a execução de uma música que bem retrata que a coisa mais bela da vida é ter amigos...
(Executar a música “Eternos Amigos” do Anjos de Resgate..)
Para finalizar, gostaria de agradecer a Deus e a todos em especial a meus pais por sempre terem sido minha referência de vida.
Muito obrigado...

Márcio Fernandes Neves
Presidente Inovador – Ano Rotário 2010/2011
Rotary Club de Cubatão Jardim Casqueiro

Nenhum comentário: